| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Ecoturismo

  31/07/2003
  0 comentário(s)


Pobre Niagara - disse Eleonor Roosevelt

Cataratas do Niagara já haviam sido detonadas em 1860

Pobre Niagara - disse Eleonor Roosevelt
Há três grandes Cataratas no Mundo: Iguaçu, Niagara e Victoria. Cada uma é suprema de seu jeito. Todas eram consideradas sagradas pelas populações locais. Até a chegada dos europeus. A partir daí, cada um das três Cataratas foram prostituídas, mutiladas, maquiadas e, pouco a pouco destruídas.

Niagara Falls foram as primeiras vítimas. Frederick Law Olmsted, responsável pela criação da Reserva Estadual de Niagara, chegou à região da fronteira do Niagara em 1860. Ele não gostou do que viu. Os Estados Unidos estavam no ápice da revolução industrial. Indústrias, geradores de eletricidade, cortumes, fábricas todas foram construídas ao redor das Cataratas. Olmsted escreveu que era difícil ver as Cataratas. Tudo estava cercado.

Olmsted fez uma campanha enorme para salvar Niagara. Ele recorreu assinaturas de milhares de pessoas entre elas, presidentes, o Rei da Inglaterra, escritores, políticos. Como arquiteto, ele projetou um Parque. Ele é considerado o pai americano do paisagismo público. A tarefa foi difícil. Comprar toda a terra de volta, fazer paisagismo e outras tarefas.

Basta ver a foto de Niagara. As Cataratas do Iguaçu são mais complexas. São mais naturais. Em Niagara há concreto e cimento por toda parte. Torres giratórias. Estradas. Hidrelétricas.Heliportos. Niagara está no Centro da cidade de Niagara Falls, Estado de Nova York.

A partir de hoje, vamos publicar uma série de artigos para mostrar o que está acontecendo nas três Cataratas. Em Niagara há uma campanha para retirar o asfalto e concreto de uma via de acesso. Enquanto isso, em Foz do Iguaçu, empresários sonham em levar o concreto e cimento para as Cataratas, na esperança de competir com as Cataratas do Niagara.

Tudo escamoteado em uma coisa chamada "Plano de Revitalização". Niagara é um modelo para Foz do Iguaçu. Vamos mantê-lo informado!









  Mais notícias da seção PITI no caderno Ecoturismo
08/03/2005 - PITI - Mesagem angélica para as dificuldades de 2005
Mensagem um: "A mudança Económica de 2005": Arcanjo Miguel através de Celia Fenn. Estas são mensagens especiais que seleciono devido ao momento em, que Foz do Iguaçu está vivendo. Junto com o resto do mundo....
28/02/2005 - PITI - Capanema receberá posto de informação do Ibama
Posto é previsto no Plano de Manejo. Até Foz do Iguaçu deverá ter um no centro da cidade, segundo PM....
28/02/2005 - PITI - Santa Tereza do Oeste quer portal de entrada ao Iguaçu
Investimentos deste tipo são exigidos pelo Plano de Manejo do PNI ...
04/10/2004 - PITI - A Arquitetura do Parque Nacional do Iguaçu
Uma crônica sobre a imposição do modelo urbanista Lerniano no Parque Nacional do Iguaçu...
26/08/2003 - PITI - Japoneses vem aprender com PN Iguaçu
Comitiva japonesa quer saber como o PNI consegue se manter no Patrimônio Mundial...
31/07/2003 - PITI - Mais sobre Niagara Falls
As Cataratas do Niagara, irmã das Cataratas do Iguaçu estão totalmente dominadas ...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias