| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Ecoturismo

  23/07/2004
  0 comentário(s)


Proecotur vai capacitar pessoal na Amazônia

Cursos querem atender a 1.400 pessoas já a partir de agosto

Por Felipe Eduardo

Os cursos estão inseridos dentro do componente de Fortalecimento Institucional do Programa, que tem entre suas atividades a capacitação profissional dos diversos segmentos que compõe a cadeia do ecoturismo nos municípios integrantes do Programa.

O objetivo é elevar a atratividade e a competitividade dos serviços e produtos oferecidos aos visitantes.
Na primeira etapa do processo de capacitação, que começa já em agosto, serão ofertados cursos de Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Condução de Visitantes e Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos.

A meta é capacitar 1,4 mil pessoas de toda a região amazônica, entre empreendedores e profissionais do setor turístico/ecoturístico (hospedagem, alimentação e entretenimento), guias locais, estudantes, barqueiros, operadores de turismo, membros de comunidades tradicionais e de associações, taxistas, artesãos e outros que trabalham diretamente no atendimento aos visitantes.

Como muitas comunidades da Amazônia contam com pouco ou nenhum acesso à informação e capacitação profissionalizante em turismo/ecoturismo, será preciso que os cursos adotem metodologias pedagógicas diferenciadas, envolvendo atividades práticas e dinâmicas na aplicação dos conteúdos e utilizando linguagens adequadas e mídias diferenciadas, como cartilhas, programas de rádio, tv e vídeo.

Os conceitos trabalhados serão orientados por princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica e, além de estimular o planejamento e a gestão participativa, deverão levar em consideração a realidade da atividade ecoturística local.

Consórcios e empresas que comprovem experiência na execução de projetos e serviços de formação e educação profissionalizante em turismo, e/ou ecoturismo, e/ou hotelaria, em especial nos estados integrantes da Amazônia Legal e também, na elaboração e produção de material didático/pedagógico voltado para o turismo e ecoturismo poderão concorrer à concorrência pública.

As propostas encaminhadas serão abertas no dia 17 de julho, às 15h, na sede do PNUD, em Brasília. Mais informações em www.pnud.org.br/licitações




http://www.ecotourist.com.br/mznews/eventos.php?mostrar=noticiacompleta&id=523507b0e5
  Web site: www.ecotourist.com.br


  Mais notícias da seção Brasil no caderno Ecoturismo
05/12/2003 - Brasil - Livro revela datos sobre Estrada do Colono
Material foi enviado pela ONG Amigos do Parque ...
05/12/2003 - Brasil - A Polêmica Estrada do Colono
Instituto de Ecoturismo do Paraná se posiciona sobre a estrada. ...
02/09/2003 - Brasil - Eco Conferência 2003: Turismo Sustentável
Assunto será discutido na Bahia. Especialista em ecoturismo e susutentatibildade confirma presença...
15/08/2003 - Brasil - Parques Nacionais se abrem ao Ecoturismo
Conheça o Documento que abriu os parques nacionais para o "eco" turismo. É uma mostra de um órgão que chegou tarde e ainda tomou o bonde errado. Foi o início do fim do ecoturismo no Brasil ...
15/08/2003 - Brasil - Conheça outros parques na lista da privatização
Com o sucesso da Privatização no Parque |Nacional do Iguaçu, outros estão na lista...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias