| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Ecoturismo

  14/08/2003
  0 comentário(s)


Vinte anos como Patrimônio Mundial

Os parques nacionais do Iguaçu/Iguazu vão completar vinte anos na lista do Patrimônio Natural Mundial. O PN Iguazu (Argentina) completa 20 anos no ano que vem. O PN Iguaçu (Brasil) será festejado em 2006


Os dois parques bem que poderiam ser chamados Parque Internacional Iguassu ou Iguaçu. Ou ainda Iguazú. Mas não o são. Os dois parques na fronteira Argentina-Brasil nem conseguiram ser incluídos na lista do Patrimônio Mundial como uma só "propriedade". Embora esta tenha sido a proposta original. Mas os negociadores brasileiros lembraram que no sistema constitucional brasileiro não há nada que permita a existência de uma unidade de conservação binacional.
Como resultado, a Unesco aceitou o registro dos dois parques como unidades separadas. O PN Iguazu (com sede em Puerto Iguazu, Misiones, Argentina) foi incrito na lista em 1984. O brasileiro Parque Nacional do Iguaçu, chegou lá em 1986. É essa data que este jornal convida o mundo a celebrar daqui a dois anos.
Pretendemos fazer uma festa. Mas alertamos, por enquanto esta idéia é quase isolada. Ainda existe, na região binacional. quem pergunte qual é o valor de um Patrimônio Mundial. O que a cidade ganha com esse título? É uma pergunta difícil de responder até pelo desinteresse generalizado na questão.
Mas sem dúvida, as gerações futuras agradecerão. A idéia está lançada e a equipe do Ecoturismo Mercosul vai entrar em ação para dar aos PNIs, às populações locais, ao mundo, uma festa à Natureza. Voltaremos ao assunto com mais informação sobre os PNIs e a celebração. Mas de antemão desejamos "feliz aniversário", ao Patrimônio Mundial sob a tutela de brasileiros e argentinos.





  Mais notícias da seção Mercosul no caderno Ecoturismo
14/08/2003 - Mercosul - Expedições de caiaque na Antartida e Sul do Chile
Ricardo Kruchevski fabricante de caiaques e líder de expedições, contará suas expedições à Antártida ...
18/07/2003 - Mercosul - Opinião sobre as Catratas do Iguaçu em Catalão
Os editores do site catalão "Rodamons" dizem que antes de vir as Cataratas do Iguaçu os turistas deveriam primeiro ir a Niagara. "Se é ao revés, vocês terão um desilusão", afirma. O autor faz várias sugestões. ...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias