| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Notas do Turismo

  21/07/2004
  0 comentário(s)


22 de Julho de 2004

As Notas do Turismo retornam após um longo período



Mexe-mexe

Governo quando muda tem que mexer em tudo. O site da Embratur do Ministério do Turismo PT não é o mesmo que o site da Embratur do PSDB. É uma pena que o turismo seja tocado assim. É a falta de continuidade política. Mas, vamos pouco a pouco. Primeiro vejamos o que é bom.

Detalhes

O site chmado Portal do Brasil tem as seguintes características boas. No que se refere ao turismo, no menu temos: Aventura, Cidades Patrimônios, Ecoturismo, Festas Populares, Golfe, Incentivo, Megulho, Negócios e Eventos, Pesca Esportiva, Resorts, Sol e Mar, Turismo Rural, Região Brasileiras, Regiões Turísticas, Estados e Municípios e Profissionais. Muito completo. Eu gostei.

Regiões

Sob regiões turísticas, encontramos o Brasil dividido em Amazônia, Nordeste, Brasil Central, Litoral e Sul do Brasil. Se você clicar, por exemplo em Litoral, encontrará praias de A de Algodoal no Pará a V de Vitória. Muito bom isso. Outra coisa boa no site, quando se discute as regiões turísticas ou os estados brasileiros é a descrição ou links ( ou ambos) para as cidades.

Miranda na linha

Gostei de ver a presença de Miranda, Aquidauana, Foz do Iguaçu, Corumbá no mapa. Eu morei em Miranda entre 1994 e 1996 e era difícil colocar a pobrezinha no mapa. Vejo agora que isso foi uma mudança e tanta. Alguns links estão ruins. É o caso do link do Detur do Governo do Amapá para Oiapoque.

Virgula

Depois continuaremos a viagem pela página da Embratur Ministério do Turismo. E, uma viagem pelo Brasil. Já voltaremos com este assunto.

Turismo e Pesca

E aí? Você acha que o turismo no Brasil melhorou mesmo com a Embratur do PT? Eu pessoalmente acho que não. Estou vendo muita politicagem, promoção partidária e gente inventando a roda. Veja por exemplo o quesito Pesca Esportiva no menu da homepage. Na minha visão pessoal a pesa é uma peste. Eu vi em Miranda como a pesca praticada pelos pescadores brasileiros ( diga-se paulistas e outros) era predatório. Acabaram com o peixe no Pantanal.


Tristeza fluvial

Nos outros rios do Brasil a situação é a mesma. As hidrelétricas acabaram com os peixes nos rios Paraná, Paranapanema, Iguaçu,São Francisco e muitos outros. No Amazonas, especialmente naquela região chamada de Alto Solimões, quem acabou a pesca foi a máfia da droga. Desde os anos 80, a industria da pesca no Alto Solimões era maneira de lavar dinheiro da droga. A espécie mais detonada foi a piraíba até então considerada lixo. Inclusive em Tupi, piraiba quer dizer peixe ruim. A máfia colombiana comprava toda a produção do Alto Solimões e mandava para Bogotá em velhos cargeiros. Lá, a piraíba brasileira ou pelo menos
solimõense era vendida como bacalhau do Amazonas durante a Semana Santa. O círculo da enganação era completo: máfia, lavagem, aus6encia de política e até a crendice religiosa, louvando a Deus e comendo piraíba para a graça dos céus e extinção da espécie.

Nostalgia ictiológica

O peixe no Brasil está sumindo. Pirarucu, pirara, tambaqui, dourado, pintado etc tudo sumindo. E agora, se fala de pesca desportiva como produto turístico. Para mim, este é um segmento que só dará certo se for com os estrangeiros que não se importam tanto com o pescar peixe como com o pescar “paciência”. Minha experiência no Pantanal e Amazônia e por fim no Rio Paraná (Brasil-Argentina-Paraguai) me qualifica para dizer: Não creio na pesca esportiva como segemnto do turismo. Vale a pena conhecer a página da www.amazonflyfishing.com

Travel Mart

Foz do Iguaçu vai ser a sede do Travel Mart Latin America 2004. As coisas andam devagar quase parando mas acho que o evento é o mais importante para o Brasil, este ano. E acontece aqui. Estive no Travel Mart 2003 no Equador. É um evento sério e de trabalho. Mais na página www.travelmartlatinamerica.com.





  Mais notícias da seção Geral no caderno Notas do Turismo
14/02/2005 - Geral - Notas do Turismo de 14 de Fevereiro de 2005
Recomeço a puvblicar minha notas de turismo. O gancho para este recomeço é a Feira de Berlim...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias