| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Notas do Turismo

  24/07/2004
  0 comentário(s)


24 de Julho de 2004

De olho


Por Jackson Lima

Esta noticia foi tirada do site Portal do Turismo da Embratur. O Brasil está
Á incentivando a formação de bureaux ou entidades representativas de cada segmento turístico.
O Brasil já tem dois bureaax, segundo esta nova inspiração. O Bureaux da Pesca e o do Golfe.


O estímulo à criação das entidades é parte da nossa estratégia de apoiar a comercialização dos produtos de forma segmentada", explica o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR, Airton Pereira, segundo o site. Segundo a Embratur, em 2003, onze produtos turísticos brasileiros foram apresentados aqui e no exterior, com o objetivo de diversificar a oferta turística, indo além apenas de destinos de Sol & Mar.


Segundo o site, o esforço mostra que no Brasil há boa infra-estrutura para o Ecoturismo, Negócios & Eventos, Golfe, Mergulho, Festas & Eventos Populares, Incentivo, Resorts, Pesca Esportiva, Turismo de Aventura e Cidades Patrimônio. Atualmente, a EMBRATUR está reunindo informações para estimular a criação de bureaux em 17 segmentos.

Eu acho que te, alguma coisa invertida aí. O mundo sabe, ou pelo menos o mundo destes segmentos sabe da potencialidade do Brasil. Quem não sabe disso são os burocratas brasileiros de não importa que partido. Enquanto isso, vamos ver se conseguimos gerar os milhões de empregos no turismo.

Volto a afirmar nesta coluna. Fico triste de saber que o Bureaux da Pesca aparece em uma época que o peixe no Brasil está em extinção. Aqui no Paraná, acabo de ouvir que a Argentina e Paraguai querem levar em frente a construção de uma hidrelétrica chamada Corpus. A hidrelétrica vai expulsar de vez, o peixe do rio Paraná. Em Foz do Iguaçu, um evento pioneiro chamado Pesca ao Dourado, está à beira da falência. Depois de Corpus, adeus!!!

Foz do Iguaçu vai sediar o Travel Mart Latin América 2004. O evento é um dos mais importantes para o Brasil que tem um turismo virado de costas para os Estados Unidos e Canadá. Mas pelo que eu vejo, o brilho do evento não será tão grande quanto eu esperava. O brasileiro é muito mesquinho para investir em eventos. Estou decepcionado. É uma zona, no dizer popular. Pelo que eu vejo, faltando um pouco mais de três meses para o evento não se sabe quando o dinheiro vai aparecer. Eu não quero me meter nisso, mas quero deixar claro que não estou impressionado.


Uma das dificuldades é a seguinte. Os Iguaçuenses – do Brasil, Paraguai e Argentina falam de uma coisa chamada IGUASSU. Quando se fala em IGUASSU não se está falando em Foz do Iguaçu, Brasil, Ciudad Del Este, Paraguai ou Puerto Iguazú, Argentina. Segundo o Mercosul, IGUASSU seria um Pólo Integrado de Turismo do Mercosul – um produto trinacional. Mas acontece, que a Resolução do Mercosul que criou o Pólo Internacional Turístico do Mercosul não foi respeitada e duvido que o Ministério do Turismo saiba que ele existe. Se soubesse não deixaria morrer a RET – Reunião Espe4cializada em Turismo.

Como o Travel Mart será das Região Trinacional - não é fácil levantar dinheiro. Do Paraguai nem sonhe. A Argentina investirá em seu lado. E o Brasil já disse que não pode apoiar um evento Trinacional porque não pode colocar o slogan “Brasil um Pais de Todos” em uma coisa TRI. Alguém tem que botar ordem na casa e dizer que desde 1997 – Toda a divulgação turística do Mercosul em feiras internacionais deveria o Logotipo do Mercosul na publicação. Eu já vi isso em folheteria e pôster da Argentina, Uruguai e Paraguai. O Brasil, pelo que eu tenha visto, nunca o fez. Por quê?

Pela lista de eventos internacionais de eventos da Embratur, nem ela virá para Travel Mart 2004. A Embratiur irá vender Brasil no Paraguai e não virá a Foz. É muito folclore para o meu gosto!


Está todo mundo falando a mesma língua no turismo do Brasil. Quer dizer só fala a Embratur dizendo que o turismo está aumentando a cada dia. Está mesmo? Estas notas estão de olho. Não se pode mais enrolar. Logo tem mais.






  Mais notícias da seção Brasil no caderno Notas do Turismo
02/08/2003 - Brasil - Um Projeto chamado Brasil
Cada país é um projeto. cada povo só será lembrado pelo que faz nesse projeto...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias