| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Notas do Turismo

  27/07/2003
  0 comentário(s)


Em plena temporada

Notas do Turismo de Jackson Lima, on line

I
Estamos em plena temporada em Foz do Iguaçu. Os hotéis estão cheios. Os guias estão trabalhando. Tudo está indo bem. Atenção não é só em Foz. É em todo o PITI. PITI significa Polo Turístico Internacional do Iguassu.

II
O Iguassu Convention & Visitorsd Bureau anunicou no jornal A gazeta do Iguaçu que está se recuperando do câncer que o atingiu no ano passado. Segundo o jornal, os mantenedores estão voltando.

III
Como se sabe o ICVB passou por uma séria crise. Tem até processo na Justiça. Fou uma tragédia para a comunidade turística. Profissionais de turismo de todo o Brasil, inclusive doutores e professores de cursos de turismo estão pedindo que se esclareça o que aconteceu na cidade. Tinha gente roubando o ICVB? Tinha trambique? Foi injustiça? Como está o processo? Roubou-se a Embratur? Se falsificou documentos?

IV
Nada muda. Hoje e domingo. Foz do Iguaçu está lotada e o centro está fechado. Até as casas de internet fecham no domingo. Por sorte, escrecveo da NetPub, um estabelecimento que pertence a chineses ~que não pegaram o vício do churasco domingueiro.


V
A Abav está chegando. Não se escuta nada spobre os preparativos de Foz do Iguaçu para participar no evento.

VI
Dito e feito. Foz não pde decidir participação em congressos na última hora. Ë necessário planejar.


VII
Soube que o festival de Bonito rolou solto. Estão crescendo os festivais em todo o Brasil. De novo Foz anda lentamente.

VIII
Guaíra está se chamando de "Porta do Pantanal Paranaense". Muito bonito. É referência ao Parque Nacional de Ilha Grande que fica no últmo pedaço do rio Paraná que parace com o que Deus fez. Isto é sem cicratizes de represas hidrelétricas.

IX
Guaíra participa do lançamento de roteiros ecoturísticos, rurais e cluturais da Costa Oeste.


X
Estine na reunião e gostei. Durante o lançamenbto do programa, ganhei uma orquídea. Quem me deu fopi a dona de uma propriedade rural que stá na lista dos projetos para entrar no roteiro turístico. Gostei tanto que dei à orquídea um nome: Gloriosa. Gloriosoa está em casa. Espero fazer uma foto dela, antes que as lindas flores murchem. Nunca, em minha vida de jornalista de turismo e ambiente ganhei um orquídea. Obrigado.

XI
Dito e feito. A visita do ministro de Turismo a Foz do Iguaçu foi exclusivamente política. A visita já está sendo explorada politicamente pelo candidato do partido do ministro Mares Guia. Uma pena.

XII
Se você colocar em uma balança, a visita do ministro a São Miguel das Missões e a visita a Foz do Iguaçu, notaremos que a de SM das Missões tem peso. A de Foz é mais leve do que uma pena.

XIII
É que em SMM o ministro trabalhar. Ele veio connhecer uma região de turismo integrado e trouxe um batalhão de ministros ( das Cidades, da Integração, da Agricultura, se não me engano). Em Foz, a visita foi não-aproveitada. Fala-se até de desorganização na visita.Por exemplo: no dia "D", as autoridades não sabiam da visita, não sabiam quem ia pagar o almoço e o trade não sabia o que pedir ao ministro.


XIV
Se para a São Miguel das Missões vieram quatro ministros, uma visita a Foz para ter peso, deveria trazer, pelo menos, oito minsitros. Incluindo: da Fazenda, da Integração, do Mercosul, das Cidades, da Justiça, Economia e outros. Mas um dia Foz aprende!

Por hoje é só.







  Mais notícias da seção PITI no caderno Notas do Turismo
03/03/2005 - PITI - Turista reclama dos serviços turísticos em Foz
Decidi publicar esta carta de uma turista que mostra que nem tudo em Foz são flores. Apesar dos jornais só darem destaques aos números crecentes de turistas. Se não cuidarmos, quanto mais turistas vierem a Foz, mais decepcionados ficam. Reservo-me o direito de dizer como consegui a carta. ...
29/07/2003 - PITI - Foz do Iguaçu: uma rica cidade pobre
Os números da pobreza de Foz. Como o turismo pode mudar esta realidade? ...
19/07/2003 - PITI - Niagara é modelo para as Cataratas do Iguaçu
As notas de hoje abre discussão sobre o vaoir real das Cataratas e por que Niagara não deve ser modelo para as Cataratas do Iguaçu quer do lado brasileiro ou argentino. Niagara Falls estão destruidas como ambiente natural. Confira foto. Fonte dewydecimal.com.ca ...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias