| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Ecoturismo Mercosul
Desde: 07/07/2003      Publicadas: 46      Atualização: 08/03/2005

Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico


 Notas do Turismo

  19/07/2003
  0 comentário(s)


Niagara é modelo para as Cataratas do Iguaçu

As notas de hoje abre discussão sobre o vaoir real das Cataratas e por que Niagara não deve ser modelo para as Cataratas do Iguaçu quer do lado brasileiro ou argentino. Niagara Falls estão destruidas como ambiente natural. Confira foto. Fonte dewydecimal.com.ca

Niagara é modelo para as Cataratas do IguaçuNotas do Turismo
Jackson Lima de volta!

1
Nos últimos dias eu passei momentos difíceis em Foz do Iguaçu. Tudo começou com uma matéria minha publicada no jornal A Gazeta do Iguaçu. A matéria se intitulava: Parque Nacional do Iguaçu ganha heliporto em julho - unidade está sendo construída a 100 metros do Restaurante Porto Canoas. A matéria falava de um fato: estava-se construindo um heliporto dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Outro fato: a construção de um heliporto viola acordos presidenciais (Brasil/Argentina) de 1997 que os dois presidentes emitiram por uma “declaração Conjunta”.

2
Os jornais argentinos, especialmente o Clarín de Buenos Aires, compraram a briga e exigiram do governo uma resposta. Note-se que eu não enviei o material para o Clarín. O que eu apurei e foi publicado na Gazeta do Iguaçu, serviu de base para todo o material. Os jornais tiveram acesso pela internet e por informações de jornalistas Puerto Iguazu, que acompanharam tudo pela A Gazeta do Iguaçu.

3
Logo após a publicação, eu fui alvo de uma coluna na Gazeta ( onde eu trabalhei por mais de 10 anos) assinada pelo direto Rogério Bonato intitulada: “Traíras da Vez” . Fui considerado traidor. Por quê?

4
Porque como cidadão e ambientalista eu me senti na obrigação de dar início a uma campanha de informação e alerta aos órgãos competentes: Ibama em Brasília; Ministério do Meio Ambiente e o Escritório brasileiro da Unesco. Na carta para o Ministério do Meio Ambiente através do ótimo serviço “ Linha Verde”, eu fiz saber à ministra Marina Silva que havia pressão sobre os órgãos de imprensa e sobre mim para que o assunto não chegasse ao conhecimento da população de Foz do Iguaçu, em primeiro lugar, e do povo brasileiro.

5
Em certo momento, o Ibama mandou minha denúncia para o conhecimento da Direção do Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu e, dias depois, a cópia da minha denúncia, chega ao jornal. Daí a coluna “ Traíra da Vez”. De novo, entrei em contato com o gabinete da ministra Marina Silva e informei que minha correspondência havia vazado para a imprensa. Perguntei se isso era de praxe? Por e-mail, fui informado que o Ministério do Meio Ambiente havia dado ordens para que se apurasse como minha correspondência “vazou”.

6
Depois da coluna “Traíra da Vez” nunca mais escrevi para A Gazeta do Iguaçu. O que eu começo a relatar hoje, inclusive a matéria original é o primeiro passo para começar um debate sobre o que é realmente o Parque Nacional do Iguaçu. Como o trade turístico de Foz do Iguaçu percebe, vê as Cataratas? O que os turistas, em vários idiomas, dizem sobre as Cataratas. Que relação há entre as Cataratas do Iguaçu e Niagara?

7
À primeira vista, posso dizer como eu vejo a visão do trade turístico, local, nacional e internacional. Primeiro: minha impressão é que o trade de Foz do Iguaçu tem como inspiração máxima as Cataratas do Niagara. É um complexo de inferioridade terrível. Tudo o que há em Niagara se tentou trazer para as Cataratas do Iguaçu. Em 1990 se tentou “ iluminar” as Cataratas, com um show de “luzes e som” - igual ao de Niágara.
É famosa a foto de Niágara onde aparecem dois helicópteros voando a baixa altitude ou pairando sobre as quedas. É famosa também a torre de observação de Niágara - uma torre imensa que tem um restaurante giratória no topo. Aí por volta do ano 2000, estudantes de turismo da Unioeste estavam fazendo uma pesquisa dentro do Parque para obter opiniões dos turistas sobre a construção de uma torre igualzinha a de Niágara. A direção do Parque Nacional do Iguaçu tentou dizer que a torre estava prevista no Plano de Manejo; Uma mentira. É uma confusão entre Plano de Manejo e Plano de Revitalização. Você sabe a diferença?

8
No início das conversas sobre o Plano de Revitalização, se falou em um “meio de transporte vertical” para se ver as Cataratas. Você sabe o que é um meio de transporte vertical de transporte? É um balão preso por cordas que se elevariam do chão para que os turistas tivessem um visão dos saltos. Igualzinho ao que existe em Niágara.

9
Se as autoridades do trade turístico, o Ibama de Júlio Gonchoroski ( ex-diretor do PNI e idealizador de muito que está acontecendo -tendo ótimas e positivas como não tão positivas) querem tanto imitar Niágara é porque não sabem qual é valor intrínseco das Cataratas do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu, da região das Três Fronteiras e das novas visões sobre o futuro e as tendências do turismo. Por que um americano viria ver as Cataratas do Iguaçu se elas estão sendo transformadas em uma réplica de Niágara?

10
Finalmente tenho entendido que as obras estão paradas. Por quê? Por que a imprensa local não fala sobre isso? Este site foi criado para falar o que ninguém fala. Inclusive as coisas muito boas e as alternativas para a região. Queremos falar também sobre segmentação do turismo, marketing, divulgação, imagem, números do mercado por segmentos e muito mais. A meta é que acordemos para as nossas potencialidades. |Ma potencial não vale nada se for realizado e, só então potencializado. Participe!






  Mais notícias da seção PITI no caderno Notas do Turismo
03/03/2005 - PITI - Turista reclama dos serviços turísticos em Foz
Decidi publicar esta carta de uma turista que mostra que nem tudo em Foz são flores. Apesar dos jornais só darem destaques aos números crecentes de turistas. Se não cuidarmos, quanto mais turistas vierem a Foz, mais decepcionados ficam. Reservo-me o direito de dizer como consegui a carta. ...
29/07/2003 - PITI - Foz do Iguaçu: uma rica cidade pobre
Os números da pobreza de Foz. Como o turismo pode mudar esta realidade? ...
27/07/2003 - PITI - Em plena temporada
Notas do Turismo de Jackson Lima, on line...



Capa |  Ecoturismo  |  Notas do Turismo  |  Turismo Místico
Busca em

  
46 Notícias